Tags:
Releases

N5X lança plataforma de trading para entrega física e mira colocar o mercado de energia brasileiro em novo patamar 

‍Com o início das operações em 20 de junho, a nova bolsa de energia combina a expertise internacional da Nodal, uma empresa do Grupo EEX, com conhecimento de infraestrutura local da L4, fundo independente com capital B3

São Paulo, 20 de junho - Hoje, a nova bolsa de energia brasileira, N5X, inicia as operações no mercado de energia local, com mais de 160 empresas já registradas. A plataforma N5X permite a compra e venda de energia no mercado livre, trazendo mais segurança, transparência e agilidade para as negociações bilaterais de contratos de compra de energia com entrega física.

Dri Barbosa, CEO da N5X diz: “O lançamento de nossa plataforma é o primeiro passo em direção ao avanço do desenho de mercado de trading de energia brasileiro proposto pela N5X. Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente. A N5X contribui para elevar o mercado de trading de energia à sua plena potência, um novo marco para a comunidade de negociação brasileira. Nossa meta é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes em 2022 para 10 vezes nos próximos anos.”

Atualmente, o mercado de trading de energia brasileiro é majoritariamente físico e representado por negociações e formalizações bilaterais em 71% dos casos. Nesta primeira fase, a formalização das negociações de compra e venda de energia será realizada por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada) projetada para acelerar e personalizar operações, em um ambiente seguro, com um contrato padrão preciso que atende às melhores práticas de mercado. 

A plataforma foi desenvolvida com base na escuta ativa do mercado e o resultado é uma estrutura otimizada que adere à realidade das negociações atuais. Combinada à digitalização do processo de formalização de contratos bilaterais, a N5X permite o cadastro ilimitado de usuários na plataforma, integração com os principais ETRMs do mercado e plataformas proprietárias (sem cobrança adicional). 

A plataforma também vem para atender uma das principais demandas do mercado: estabilidade e segurança nas operações, com excelência em gestão de riscos. “Os players do mercado pedem por uma plataforma estável. A N5X está sendo construída com as melhores práticas de arquitetura de dados e software para que seja escalável, resiliente e segura”, diz Dri Barbosa. Com infraestrutura na nuvem, a plataforma é eficiente e flexível, com sistemas dedicados a diferentes áreas do negócio para garantir seu funcionamento independente e otimizado. Isso permite que a N5X explore novas interfaces de negociação no futuro, como RFQ ("Request for Quotation"), um processo operado manualmente por grandes geradores e grandes consumidores. A iniciativa, além de automatizar o processo, amplia as regras de compliance.

No longo prazo, o objetivo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo de liberalização. “Temos muito espaço para avançar e não vamos parar por aí. A N5X e seus acionistas estão posicionados para evoluir o mercado de trading de energia para desenhos de mercado maduros, com a oferta de derivativos e clearing, que não decolaram ainda no mercado brasileiro”, afirma a executiva.

Quem pode usar a plataforma da N5X

A N5X é uma plataforma destinada a empresas participantes do mercado de energia, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia. Entre as empresas já cadastradas estão Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí Atacadista.

Para usar a plataforma N5X, as empresas elegíveis devem se cadastrar através do link, aceitar os termos de uso e a política de privacidade da N5X, e serem aprovadas pela N5X com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições.

A campanha de lançamento da plataforma de trading de energia da N5X prevê condições especiais de adesão. Empresas que se cadastrem até o mês de julho deste ano têm direito a descontos regressivos de 50% a 25% na mensalidade de acesso e na taxa da Boleta até março de 2025. Para ter direito aos descontos, é necessário ter o cadastro aprovado pela N5X até as datas da campanha.

Linha do Tempo

  1. 8 de maio de 2023: início da concepção da N5X junto aos acionistas e especialistas do mercado local;
  2. Outubro de 2023: anúncio da N5X para o mercado, início de conversas bilaterais e  construção do time;
  3. Novembro de 2023: realização de comitê de produtos com foco na Boleta (10 pessoas de 5 empresas participantes do mercado);
  4. Dezembro de 2023: realização da Work Week N5X, com 33 empresas e mais de 50 pessoas do setor, para dialogar com o time e acionistas;
  5. Janeiro de 2024: realização de comitê de produtos com foco no contrato padrão da boleta N5X (11 pessoas de 7 empresas participantes do mercado);
  6. Março de 2024: realização do N5X Summit, com a presença de mais de 200 pessoas, mais de 100 participantes globais e locais, por mais de 10 horas de conteúdo e networking;
  7. 19 de março de 2024: início do cadastro das empresas;
  8. 8 de abril de 2024: lançamento do sandbox da API post-trade N5X com um roadshow com todas as empresas que irão fazer uma integração direta com nossa plataforma e com os ETRMs;
  9. 22 de abril de 2024: lançamento do Contrato Padrão N5X;
  10. Maio de 2024: etapa de testes da plataforma, incluindo teste de penetração e de resiliência;
  11. Início de Junho de 2024: pré-lançamento da Plataforma para até 10 empresas selecionadas;
  12. 20 de junho de 2024: início das operações para todas as companhias ativas.

Sobre a N5X

A N5X é a nova bolsa de energia brasileira, que combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do Grupo EEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma joint venture entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos EUA.

Para mais informações, visite: https://n5x.com.br

Sobre a L4 Venture Builder

L4 Venture Builder é um fundo de investimento independente que conta com investimento da B3 e opera com um formato flexível para desenvolver seus negócios. Ele seleciona projetos nos quais terá participação acionária em setores com alto potencial de crescimento.

Para saber mais, visite: https://en.l4vb.com/

Sobre a EEX

A European Energy Exchange (EEX) é uma bolsa de energia líder que constrói, junto a seus clientes, mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis em todo o mundo. Como parte do Grupo EEX, um grupo de empresas que atende mercados internacionais de commodities, ela oferece contratos de eletricidade, gás natural e certificados de energia renovável, bem como produtos agrícolas e de frete. A EEX também fornece serviços de registro e realiza leilões de garantias de origem em nome do Estado francês.

Para mais informações, visite: https://www.eex.com/en/

Sobre a Nodal Brazil LLC

Nodal Brazil é uma entidade independente que busca oportunidades de investimento em projetos selecionados no Brasil, seguindo a missão do Grupo EEX de construir mercados de commodities seguros, bem-sucedidos e sustentáveis ao redor do mundo. Ela faz parte do Grupo EEX, que pertence ao Grupo Deutsche Börse.  

Para mais informações, visite: https://www.nodalbrazil.com/

Perguntas frequentes 

  1. Qual é a essência da operação que a N5X inicia agora? Com o que, de fato, o mercado passa a contar? 

A N5X, nova bolsa de energia do Brasil, quer evoluir o desenho de mercado de energia do Brasil. O mercado hoje de trading de energia é um mercado majoritariamente físico: são negociados e formalizados contratos de compra e venda de energia elétrica. O Lançamento da plataforma marca o primeiro passo dessa evolução. 

O objetivo de longo prazo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução que aconteceu em países que passaram por um processo de liberalização. Mas isso é uma jornada que levará um certo tempo. Hoje, 71% das negociações e formalizações de energia com entrega física acontecem bilateralmente. Em 27,55% dos casos, a negociação acontece bilateralmente e a formalização é feita via plataforma num contrato padrão.

Nesta etapa de lançamento, a N5X pretende capturar essa dinâmica de mercado que já existe: permitir o registro eletrônico de operações negociadas bilateralmente, em que as partes têm a oportunidade de preencher as características da negociação e utilizar o contrato padrão da N5X para negociações de compra e venda de energia com entrega física. 

A plataforma da N5X permite que os participantes do mercado de energia do ACL (Ambiente de Contratação Livre) façam a originação de contratos padrão, de acordo com as leis e regulação do setor. Em sua primeira fase, isso acontece através das Boletas N5X (Simplificada e Detalhada) que permitirão aos usuários a formalização rápida e segura de operações de compra e venda de energia elétrica, com alto nível de personalização das operações.

Entre os principais atributos da nova plataforma se destaca o cadastro ilimitado de usuários, a transparência de preços para todo o mercado e a não cobrança de acesso à API Post-Trade com plataformas de backoffice ETRMs e proprietárias. Seu design intuitivo, tanto na versão desktop quanto mobile, prioriza a experiência do usuário, oferecendo navegação simples e eficiente. 

  1. Quem são os clientes da N5X? E que avaliação fazem da captação de 160 empresas cadastradas em pouco mais de 1 mês de campanha?

A N5X é uma plataforma destinada a empresas participantes do mercado de energia, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, desde que estejam habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia. São cerca de 15.000 empresas cadastradas na CCEE entre geradores, distribuidores, autoprodutores, comercializadoras, produtor independente, consumidor livre e consumidor especial - link. Desse total, temos pouco mais de 300 empresas que acreditamos ser elegíveis a utilizar a plataforma da N5X no primeiro momento. 

Estamos bem impressionados e animados com a resposta do mercado livre de energia já que já atingimos em pouco mais de 2 meses 50% das empresas elegíveis: 

  • Em 15 dias (2/4), 79 empresas cadastradas
  • Em 30 dias (19/4), 114 empresas cadastradas
  • Em 45 dias (3/5), 157 empresas cadastradas

A N5X já conta com + de 160 empresas https://www.n5x.com.br/parceiros

Entre as principais empresas estão: Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí.

  1. Que produtos e serviços esses clientes passam a ter à disposição?

Com o lançamento da Plataforma N5X (disponível em versão desktop e mobile), os clientes terão à sua disposição as Boletas N5X (Simplificada e Detalhada) que permitirão aos usuários a formalização rápida e segura de operações de compra e venda de energia elétrica negociadas bilateralmente. 

“Desenvolvemos a plataforma e nosso primeiro produto, a Boleta N5X, junto ao mercado, em comitês de produto e reuniões bilaterais, e à luz das melhores práticas dos nossos acionistas.”, diz Dri Barbosa.

Para o desenvolvimento da Boleta N5X foi feita uma seleção precisa dos campos de preenchimento, trazendo campos mais aderentes à realidade das negociações atuais. Como exemplo, podemos citar: 

  1.  A questão de “Garantia” que foi incorporado na Boleta Simplificada, 
  2. O preenchimento automático das informações dos campos com base nos dados de maior liquidez e mercado; 
  3. Além do campo de condições específicas em que as partes podem adicionar cláusulas específicas que se sobrepõem às regras do contrato padrão;

  1. Quais as principais vantagens e inovação que a N5X vai trazer para o mercado? Em que se diferencia do que já existe, de seus concorrentes?

Com o lançamento da Plataforma N5X e início das operações, a N5X inicia a concorrência no mercado de trading de energia brasileiro, permitindo com que os players possam ter liberdade de escolha para a utilização do serviço e plataforma que melhor atenda suas necessidades. 

A empresa conta com uma governança neutra alinhada ao padrão internacional do Grupo EEX (um de nossos acionistas) e da L4 (fundo de investimento independente com capital B3), cujo foco absoluto é garantir conduta ética e íntegra. Temos uma cultura que tem o cliente no centro das nossas ações, serviços e produtos, para oferecer a melhor experiência em sua jornada. Trabalhamos em conjunto com o mercado, cocriando seus produtos e soluções sob demanda. 

Estabilidade da plataforma: um dos principais feedbacks do mercado foi a questão de ter uma plataforma estável. A N5X está sendo construída com as melhores práticas de arquitetura de dados e software para que seja escalável e resiliente. Antes de iniciarmos a operação, temos feito testes de vulnerabilidade e de carga para garantir que esse modelo criado é estável assim como o mercado tanto precisa.

Quanto ao produto Boleta N5X, foi feita uma seleção precisa dos campos de preenchimento, trazendo campos mais aderentes à realidade das negociações atuais, inserido o campo “Garantia” na Boleta Simplificada e o preenchimento automático das informações dos campos com base nos dados de maior liquidez e mercado.

No Contrato Padrão da Boleta, o campo "Condições Específicas" oferece autonomia e flexibilidade para as Partes. Neste campo de preenchimento livre, a Parte pode adicionar cláusulas específicas para a boleta em questão, como por exemplo, sobre garantias. Esse campo prevalece sobre as cláusulas gerais do Contrato Padrão Boleta N5X. “Condições Específicas” evita a necessidade de aditivos caso uma das partes tenha a necessidade de cláusulas específicas.

Com essa abertura de concorrência no mercado, com uma operação à nível internacional alinhada à expertise local, espera-se uma elevação no nível dos serviços oferecidos no mercado de trading de energia brasileiro, aumento da inovação e elevação do volume de negociações, contribuindo para a elevação do mercado de trading de energia a sua plena potência. Temos o objetivo concreto de elevar o giro atual do mercado de 4,27x (2022) para 10x. 

  1. Qual é o papel da N5X no mercado livre de energia? Qual será sua contribuição?

Queremos evoluir o desenho de mercado de trading de energia a exemplo de mercados que passaram por um processo de liberalização que desenvolveram um mercado de atacado maduro. 

Podemos alavancar dos nossos acionistas: capital intelectual, relacionamento e tecnologia. Catalisar isso em parceria com os reguladores e participantes do mercado local e global é uma oportunidade única de evoluir o nosso mercado: aumentar a liquidez, trazer uma melhor gestão de risco para que o consumidor final tenha um custo de energia elétrica menor. 

  1. Como a N5X vai se rentabilizar? E qual o período previsto para ocorrer o breakeven?

No lançamento da plataforma, temos uma estrutura de precificação em que as empresas ativas pagam uma mensalidade de acesso de R$ 4.000 e para cada boleta assinada, pagam R$ 60 cada uma das partes. Temos um roadmap de desenvolvimento do mercado em 3 etapas e temos clareza que desenvolver o mercado, construir um mercado de balcão organizado e uma bolsa de energia requer investimento em pessoas, tecnologia e gestão de risco. Nossos acionistas têm o compromisso com o projeto a longo prazo. Entendemos que este é um projeto a ser desenvolvido com o tempo e nosso foco neste momento é de oferecer a melhor plataforma de trading de energia ao mercado e não de ter breakeven.

  1. Qual é a importância da negociação de derivativos no mercado de energia brasileiro? E quando a N5X deve operar com clearing? 

Com a negociação de derivativos que tenham contraparte central, aumenta-se a liquidez porque se padroniza o instrumento, novos participantes podem passar a negociá-los e eliminamos o risco bilateral das operações com uma melhor gestão de risco. Nas conversas com o mercado, percebemos o quanto players locais querem o desenvolvimento dessa proposta de valor para que possam ter mais liquidez e  players globais estão interessados em ter novas classes de ativo em novas regiões para serem negociados. Estimamos de 2 a 3 anos para a N5X introduzir derivativos com contraparte central, instrumentos financeiros que facilitam que os participantes do mercado façam hedge da sua posição sem a necessidade de se ter a entrega física da energia nem uma contraparte central. Isso passa por uma jornada regulatório com aprovação do Banco Central e da CVM. 

É uma jornada em ondas. Nossos acionistas estão cientes de que se trata de uma visão de longo prazo. É um caminho que eles mesmos já trilharam em seus negócios originais.

  1. Em entrevistas, Dri Barbosa dilui a relevância da operação da N5X no tempo (médio e longo prazo). Quando a N5X vai fazer diferença no mercado?

O longo prazo reflete ao roadmap que desenhamos em ondas de produtos. O impacto da N5X no mercado é imediato já que trazemos inovações que o mercado pediu para as formalizações de negociações bilaterais. Temos como objetivo capturar a liquidez do mercado que existe hoje de maneira consistente desde o início das operações. 

  1. Como a N5X pretende garantir a liquidez e a segurança nas negociações? Quais medidas de segurança e estabilidade a N5X implementou na plataforma? 

A partir das interações com o mercado, percebemos que grandes participantes do mercado querem ter como plataforma de preferência aquela que tem: 

  1. uma governança neutra;
  2. estabilidade na plataforma, 
  3. excelência no atendimento, e;
  4. produtos que sejam adequados às suas necessidades. 

Endereçamos e iremos continuar a endereçar esses 4 pontos na nossa jornada. Isso, por si só, faz com que os participantes do mercado tenham como plataforma de escolha a N5X. 

Temos trabalhado junto com grandes participantes para garantir que no dia zero eles possam estar aptos para utilização da plataforma da N5X através de integração com os backoffices, treinamentos dos times de trading para utilização da plataforma e alinhamento do contrato padrão da N5X com os times jurídicos. Com isso, traremos para a plataforma da N5X a liquidez já na primeira onda. 

A plataforma N5X conta com práticas contemporâneas e tecnologia avançada, com criptografia de ponta a ponta. Foram adotadas medidas de segurança para transmissão, processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem, além de ferramentas seguras - cofres de senhas e firewalls -, autenticação em dois fatores, backups regulares e armazenamento em diferentes locais. 

A infraestrutura é eficiente e flexível, com sistemas dedicados a diferentes áreas do negócio para garantir seu funcionamento independente e otimizado. A política de segurança da informação prevê também o gerenciamento de riscos de incidentes, interrupção de serviços ou instabilidades, procurando adotar procedimentos-padrões adequados para mitigação de riscos operacionais e riscos à continuidade dos negócios.

Antes de lançar a plataforma, passamos por teste de penetração e de carga para garantir que o planejamento feito no desenvolvimento foi de acordo com as melhores práticas. 

  1. Quais são as previsões de faturamento e volume de negociações no primeiro ano de atuação? E de negociações por mês (em relação a BBCE, por exemplo)?

Não iremos compartilhar isso. 

  1. Como a expertise internacional do Grupo EEX e a infraestrutura L4 vão contribuir para a operação da N5X?

São 3 coisas que alavancamos dos nossos acionistas: capital intelectual, relacionamento e tecnologia. 

Desde o início do projeto da N5X, temos acesso à recursos que foram alocados pelo Grupo EEX ao projeto, que contribui para criar pontes dentro das empresas do Grupo para conseguirmos mapear o desenho de mercado para cada um dos países e suas peculiaridades, estratégia de go-to-market, relacionamento com participantes do mercado global que querem vir para o Brasil. 

O mesmo acontece aqui no Brasil através da L4 que nos ajuda a criar pontes para conseguirmos mapear como se desenha o mercado de balcão organizado e bolsa no Brasil; além de alavancar relacionamentos. 

Essa combinação é poderosa e nosso maior desafio é capitalizar esse combo dos acionistas junto com os participantes do mercado local. Nossos acionistas trazem sua capacidade de fornecer a expertise necessária para desenvolver as soluções de que o mercado brasileiro precisa, não através de uma imposição, mas sim co-criação, respeitando o ritmo de desenvolvimento do mercado. 

  1.  A plataforma está preparada para comportar um aumento no volume de transações? 

Sim, desde o seu desenvolvimento a plataforma N5X foi pensada com a premissa de quais são os volumes de negócio projetados e a sua escalabilidade para se adequar a um aumento das transações. A maneira como desenhamos a infraestrutura, arquitetura de dados e software foi desenvolvida à luz dessa premissa.

Para mais informações escreva um e-mail para: imprensan5x@ovocom.com.br

Compartilhe nas redes
Veja também

Venha construir o futuro de trading de energia no Brasil

A Plataforma N5X está no ar.

Atuar de maneira integrada, conectada e colaborativa é um dos nossos principais objetivos.

Por isso, os produtos e soluções da N5X são criados em diálogo direto com as pessoas do setor, empresas participantes e reguladores do mercado de energia brasileiro.

Se você quer fazer parte dessa criação, se inscreva na nossa comunidade.

Participe da nossa comunidade

Obrigado! Sua inscrição foi recebida!
Oops! Algo deu errado nas suas informações enviadas. Tente novamente.