São Paulo, 30 de outubro de 2024 - A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina, formalizou o início das operações na N5X, a futura bolsa de energia para negociação no mercado livre.
Nesta fase inicial, a plataforma da N5X permite que os participantes do mercado de energia do ACL (Ambiente de Contratação Livre) façam a formalização de contratos padrão, de acordo com as leis e regulação do setor – entre elas, as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
“A Eletrobras estruturou a área de comercialização no início deste ano e tem registrado crescimento significativo tanto no número de clientes consumidores quanto nas interações e negociações com o ambiente de trading. Essa expansão, que deverá se acentuar nos próximos meses, exige a segurança de uma plataforma que apresente soluções como a contraparte central, além de expertise e sócios relevantes, como é o caso da N5X. Estamos certos de que esta nova ferramenta tem todo o potencial para oferecer segurança e qualidade para os diferentes agentes do ACL”, afirma o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia, Ítalo Freitas.
“A Eletrobras, assim como tantas outras organizações do setor, entende que é importante que o Brasil evolua na direção do que já é amplamente utilizado em outros países e a criação da contraparte central é um importante passo para o amadurecimento do ambiente de comercialização brasileiro, além de potencializar a atração de agentes internacionais”, destaca a CEO da N5X, Dri Barbosa.
A contraparte central (CCP) é o que dá segurança aos investidores, já que se responsabiliza pelo risco de crédito. Assumindo o papel de vendedora ou compradora nas operações, ela garante a realização das transações. A negociação, neste caso, não ocorre diretamente entre um investidor e outro, mas entre o investidor e a CCP.
Sobre a N5X
A N5X é a futura bolsa de energia brasileira, que combina a expertise local em infraestrutura do mercado financeiro com a experiência do Grupo EEX no desenvolvimento bem-sucedido de mercados internacionais de energia. Ela opera em uma joint venture entre a brasileira L4 Venture Builder e a Nodal Brazil sediada nos EUA.
Para mais informações, visite: https://n5x.com.br
Sobre a Eletrobras
Maior companhia do setor elétrico da América Latina, a Eletrobras estruturou em 2024 sua área de comercialização de energia e somente no segundo trimestre do ano aumentou em mais de 50% o número de clientes no ACL, chegando a 551 no período. A empresa é líder em geração e transmissão de energia elétrica do Brasil, sendo que 97% da energia que produz provém de fontes limpas.
Assessoria de Imprensa:
N5X:
OVOCOM | Deise de Oliveira: imprensan5x@ovocom.com.br
Eletrobras: