Tags:
Artigos

A disparada no preço da energia e os riscos para o mercado livre

A presença de uma CCP atrai novos participantes como fundos e bancos que só operam em mercados com contrapartes centrais.

O mercado livre de energia (ACL) no Brasil enfrenta uma nova crise, alimentada por incertezas sobre o próximo período chuvoso e o aumento dos preços de energia. O PLD mensal — cálculo que determina os valores de toda a energia produzida, mas não contratada —   chegou a R$ 480,78/MWh (submercado SE/CO) em outubro, após permanecer um longo período abaixo de R$ 90/MWh. Esse aumento gera dúvidas sobre a capacidade das comercializadoras de honrar seus contratos, alimentando rumores de inadimplência.

Este cenário ocorre em um momento de expansão do mercado livre de energia, impulsionado pela Portaria 50/2022, que permite o acesso de todos os consumidores de alta e média tensão a este mercado a partir de janeiro de 2024. Até outubro deste ano, o mercado contava com 54 mil unidades consumidoras, um crescimento de 42% no período.

A inadimplência pode causar efeitos além da quebra de agentes envolvidos no contrato. Em um mercado de contratos bilaterais, a insolvência de uma contraparte pode desencadear um efeito dominó, com quebras sucessivas de agentes — a realização do risco sistêmico.

Neste contexto, a adoção de uma Contraparte Central (CCP) no mercado brasileiro de energia ganha relevância à medida que pode mitigar riscos e trazer maior robustez ao mercado. Como benefício adicional, a CCP contribui para aumentar a liquidez, além de melhorar a qualidade e transparência na formação de preços. Mas como atua e qual é o papel de uma Contraparte Central?

Posicionada entre as partes de uma transação, a CCP assume o papel de comprador para o vendedor e de vendedor para o comprador. E, para cumprir o contrato com a parte adimplente, usa as garantias depositadas pela parte inadimplente. Além de salvaguardas, a CCP conta com a estrutura de participantes que define os papéis específicos para garantir a eficiência, segurança e robustez do processo de compensação e liquidação. 

Atualmente, os agentes mitigam o risco de contraparte por meio de garantias acordadas entre as partes. Vale notar, no entanto, que a necessidade de garantias tende a aumentar conforme cresce o número de contrapartes. Em um cenário com CCP, cada agente tem apenas uma contraparte, o que possibilita a centralização da gestão de garantias, gerando eficiências operacionais e de alocação de capital.

Outro risco presente no mercado atual é o de falha na liquidação de um débito devido à não liquidação de um crédito, conhecido como risco de liquidação. Com a estrutura de participantes da CCP, a liquidação é realizada com base no saldo multilateral, permitindo a compensação entre créditos e débitos. Isso reduz a exposição das partes ao risco de falhas individuais e promove maior eficiência no processo. 

A presença de uma Contraparte Central pode também atrair novos agentes, como fundos de investimento e bancos, que, devido a mandatos e regulamentos, operam apenas em mercados com CCPs. A entrada desses agentes traria um aumento significativo de liquidez ao mercado. Diante das incertezas e instabilidades (climáticas e de preço) e características de operacionalização próprias ao setor elétrico, a implementação de uma CCP é o caminho para negociações de maior liquidez, eficiência, robustez e transparência na formação de preços no mercado livre de energia brasileiro.

Compartilhe nas redes

Veja também

Venha construir o futuro de trading de energia no Brasil

A Plataforma N5X está no ar.

Atuar de maneira integrada, conectada e colaborativa é um dos nossos principais objetivos.

Por isso, os produtos e soluções da N5X são criados em diálogo direto com as pessoas do setor, empresas participantes e reguladores do mercado de energia brasileiro.

Se você quer fazer parte dessa criação, se inscreva na nossa comunidade.

Participe da nossa comunidade

Obrigado! Sua inscrição foi recebida!
Thanks! Your application has been received!
Oops! Algo deu errado nas suas informações enviadas. Tente novamente.
Oops! Something went wrong with your submitted information. Please try again.